A escola tem vivido um momento muito importante na era da
sociedade da informação, onde a disseminação das tecnologias de informação e
comunicação tem chegado inevitavelmente às salas de aulas. Nessa perspectiva,
há um intuito de levar esta parte integrante da sociedade, alunos
principalmente de escolas públicas, a se inteirarem de tecnologias que
apropriem o sentido de informática educativa de uma maneira mais democrática.
Quando um
cidadão é incluído digitalmente, ele estará inserido a sociedade da informação
de modo a evitar a exclusão social, pelo uso das tecnologias de informação e
comunicação, tendo direito ao livre acesso à informação.
Através deste entendimento, percebe-se a dimensão acerca da
apropriação dos recursos tecnológicos, seja no âmbito escolar ou mesmo no
cotidiano do aluno. É necessário saber que incluir digitalmente é
disponibilizar a tecnologia e fazer dela um instrumento de ensino e até mesmo
de possibilidade de inclusão social.
Com essas
possibilidades tecnológicas que surgem juntamente com as tecnologias de rede, é
preciso entender que incluir digitalmente não deixa de ser um processo de
colaboração, onde a rede se torna um ambiente de troca de informações e
conhecimentos, fazendo sentido em valer a cidadania, exercendo-a de uma forma
democrática e consciente.
Verdade!
ResponderExcluirTemos tantos recursos,mas assistimos aulas como há 100 anos atrás!
Com relação a esse assunto em ambiente escolar o projeto do governo de 1 microcomputador por aluno ainda existe ? Tem algo sobre esse assunto?
ResponderExcluirObrigada
Suellem, esse projeto agora é lei: O Governo Estadual poderá distribuir notebooks a todos os alunos matriculados da rede pública estadual. Foi sancionada a lei 6.385/13 – publicada no dia 10 de janeiro no Diário Oficial do Poder Executivo.
ExcluirSegundo o texto, criado pelo deputado licenciado Gustavo Tutuca, a distribuição se dará de forma progressiva, priorizando escolas com pior desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Mas nós sabemos que nem todas as regiões do Brasil vão ser beneficiada com esse projeto, mesmo sendo lei agora. Ainda falta uma organização melhor por parte do governo sobre a distribuição do recursos, para que todos alunos possam ser atendidos por esse lei. Espero ter tirado suas duvidas sobre isso.
A inclusão digital na educação é de vasta importância. Estamos no século XXI,onde a informação pode chegar em tempo real, o aluno de hoje pode ter a informação na hora em que o fato está acontecendo, pode utilizar vários recursos para obter informação e estudar. Entretanto é preciso dar suporte para este aluno ter acesso as tecnologias..
ResponderExcluirNão basta comprar computadores, é necessário ensinar as pessoas a utilizarem os recursos e dar suporte para instalação dos mesmos.
Realmente, não basta o governo sair distruibuindo um computador na mão de cada aluno sem ensina-lo a usar.
ResponderExcluirAcredito que a inclusão digital em sala de aula deve começar pelo aprendizado dos professores, mostrando maneiras de utilizarem esses esquipamento, aliando às suas atividades em sala de aula afim de melhorar o desempenho de cada aluno.