O projeto Conexão Amazônia, uma parceria entre Fundação Telefônica/Vivo, Ericsson e o Projeto Saúde & Alegria, ganhou premio internacional pela iniciativa em implantar conexão banda larga em comunidades ribeirinhas na cidade de Belterra-PA.
A inclusão digital através do uso do celular é um dos principais objetivos do projeto, que teve sua primeira estação base de rádio instalada em 2009, atendendo cerca de vinte mil ribeirinhos moradores de comunidades ao longo do Rio Tapajós.
O Projeto Saúde & Alegria juntamente com a Prefeitura de Santarém, utiliza o Abaré, um grande barco hospital, para fornecer serviços assistenciais de saúde para os habitantes de comunidades ao longo do Rio Tapajós. A Telefônica / Vivo instalou uma antena no barco, garantindo que o sinal 3G, que estava sendo ampliando naturalmente pelo rio, pudesse ser enviado ainda mais longe. Como resultado, qualquer um que estiver a bordo do Abaré, agora tem acesso a uma confiável conexão banda larga móvel.
O presidente da Fundação Telefônica disse: “A região, que até a chegada do sinal da Vivo, viveu os desafios do isolamento imposto pela geografia da região Amazônica, é agora um lugar de pessoas conectadas. A motivação original deste projeto teve um foco na educação e na saúde com o objetivo de promover, através de novas tecnologias de informação, oportunidades de aprendizagem para os jovens ribeirinhos e simplificar as atividades de cuidado médico para a população atendida pelo barco Abaré.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário